Slid

terça-feira, 19 de abril de 2011

CABELOS BRANCOS: CUIDADOS COM A SAÚDE E A ESTÉTICA por Emir Freitas



                                                                     Temos a visão preconceituosa de que só quem tem cabelo branco são os “velhos”, pois desconhecemos que o surgimento desse tipo de fio depende da predisposição genética e é considerado normal a partir dos 20 anos. O único fator externo conhecido é uma doença chamada Pelada, que causa a queda dos fios e posterior branqueamento. Alguns estudos indicam também que o cigarro pode antecipar o surgimento dos cabelos brancos, mas isso ainda não está provado por completo.

Os fios brancos possuem estrutura física diferente da dos coloridos. Isso porque o folículo envelhecido produz um fio com geometria alterada, que pode ser mais liso. Para quem quer seguir o exemplo das famosas e manter uma cabeleira grisalha ou branca com saúde, é preciso investir no xampu correto. Vamos às dicas?

O xampu deve ser suave e rico em aminoácidos, sendo que aqueles específicos anti-idade dão melhor condicionamento. Para manter o tom prata e tirar o amarelado que pode se formar pela exposição ao sol e pelo acúmulo de poluição, são indicados os produtos específicos para esse tipo de cabelo, geralmente de cor arroxeada.

Tais xampus funcionam como um difusor ótico, disfarçando o amarelado. Porém, é preciso ter cuidado, pois se o fio estiver muito poroso, ele pode absorver demais esses corantes e ficar com uma coloração um pouco roxa.

Os melhores xampus para este tipo de cabelo devem unir as duas características supracitadas. Produtos com filtro solar também são indicados, mas apenas para quem se expõe frequentemente ao Sol.

Para aqueles(a) que não sentem confortáveis com os brancos, só resta mesmo investir numa boa tintura, preferencialmente aplicada por um profissional.

Um detalhe curioso é que os negros e os asiáticos ficam grisalhos mais tarde do que a população em geral. Mas, na média, 50% das pessoas com 50 anos têm metade dos fios brancos.

Portanto, os cuidados para se manter os cabelos brancos e sempre com a aparência de alvinhos, sem colorações amareladas e desagradáveis após relaxamentos e outros processos naturais aqui citados são importantes, e precisam ser aplicados no dia-a-dia, para que a saúde e a estética ande de mãos dadas, independente de qualquer cor.




TETEXTUALIZAÇÃO: Lucas C. S. Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ,SEJA BEM VINDO