CABELOS OLEOSOS: ORIGENS E SOLUÇÕES
por Emir Freitas
Cabelos oleosos são uma chatice, não acha? Acontece que eles ficam desse jeito pela ativação da hipoderme, que é a ultima camada de pele, a qual é responsável pela produção de gordura. Quando a hipoderme é ativada devido a fricção, movimento, água quente e ate mesmo secadores e chapas, o cabelo produz de imediato uma gordura e manda a mesma para o fio de cabelo, na maioria das vezes formando um ciclo que quando os cabelos atingem o cumprimento dos ombros , normalmente são qualificados como mistos, pois em contato com o ombro, o movimento absorve a gordura das pontas e os deixa sempre secos, criando-se duas texturas. Quando os cabelos não atingem esse tamanho, o óleo se concentra do fio às pontas e vice-versa.
Devemos ter cuidados com esse tipo de cabelo, pois ele permanece sempre com a aparência de sujo e pesado, mesmo quando limpo. Logo, precauções têm de ser tomadas na aquisição de produtos específicos, no momento da lavagem e manutenção dos fios, lembrando sempre que não se deve cometer nenhum excesso. Shampoo de limpeza profunda é sempre bem vindo uma vez por semana; evite colocar água em shampoos, pois quando o produto sai da fábrica já vem com formulação aprovada pelos órgãos competentes. A inserção de água isenta completamente a responsabilidade do fabricante, pois a água contém cloro, o que certamente vai alterar a formulação do produto, bem como o resultado final de sua aplicação.
Procure sempre fazer a higienização dos cabelos. Se for diariamente com shampoos neutros e em movimentos suaves, os cabelos oleosos são pretensos à queda e à caspa, portanto, é importante que sempre fiquemos atentos a isso e usar produtos específicos para o tratamento e controle. É muito comum também escamação no couro ou até mesmo caspas, que são facilmente resolvidas ou amenizadas com tratamentos específicos como shampoos e loções. Use condicionadores sempre na forma leve-in, pois é aplicado diretamente no fio e onde é necessário, evitando assim o peso; reparadores sempre siliconados e nunca à base de óleo devem ser aplicados somente nas pontas e levemente passando pelos fios arrepiados.
Conviver com a oleosidade dos fios e colocar isso ao seu favor é possível! Para isso que estamos aqui! Seguindo as orientações, você deixará seu cabelo mais saudável e bonito para o dia-a-dia e pronto para manutenção em ocasiões especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário